quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

O Direito de Nascer foi baseada na obra El derecho de nacer, radionovela cubana escrita pelo escritor e compositor cubano Félix B. Caignet que foi transmitida pela primeira vez em 1948

O Direito de Nascer é uma telenovela brasileira produzida pela JPO Produções para o SBT em 1997 e exibida entre 21 de maio e 2 de outubro de 2001, em 116 capítulos.A trama foi um sucesso do rádio brasileiro na década de 50. Na Rádio Tupi, em São Paulo, o herói Albertinho Limonta era interpretado por Walter Forster e, na Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, por Paulo Gracindo, já artistas consagrados .Na televisão brasileira a obra foi apresentada em três versões: a primeira versão, lançada pela Rede Tupi entre 1964 e 1965, foi um marco da teledramaturgia nacional. A segunda versão, também da Rede Tupi, entre 1978 e 1979, e a terceira pela JPO exibida no SBT em 2001.

Enredo

Na sociedade moralista de Havana, capital de Cuba, no início do século XX, a jovem Maria Helena engravida do noivo Alfredo e, diante da recusa do rapaz em assumir o filho, torna-se mãe solteira. A criança será alvo do ódio do avô, o poderoso Dom Rafael. Após o nascimento, temendo as represálias do velho, a criada negra Dolores foge com o bebê, que batiza como Alberto. Depois disso, desgostosa, Maria Helena se recolhe a um convento, e passa a atender por Irmã Helena da Caridade. Sempre fugindo, Dolores cria o menino e ele, já crescido, forma-se em medicina. O destino leva Alberto à família que desconhece, para desespero de Mamãe Dolores. Albertinho se apaixona, sem saber, por sua prima Isabel Cristina, e acaba salvando a vida do avô que o amaldiçoara no passado.

Elenco

Nenhum comentário:

Postar um comentário